FAQ

Respostas para perguntas comuns

Com processos e organização pode alcançar um mínimo de 30% de ROI líquido/ano

O controle começa pela política de crédito. Antes de aprovar uma operação, a ESC deve já estar com uma esteira de crédito bem criteriosa, utilizando de métodos que ajudam os sócios na tomada de decisão, e em seu “apetite para o risco” e o “mercado onde está inserida”.

E ter um plano de ação caso a inadimplência mesmo assim venha a ocorrer, como por exemplo uma régua de cobrança.

Uma pergunta muito comum, porém, dependera de suas expectativas. Com um capital social de R$ 100.000,00 você precisara focar em operação de curto prazo para fazer seu capital girar com maior rapidez.

Já com um capital superior a R$ 500.000,00 você poderá explorar uma serie de serviços que farão com que você competira em taxas, prazos e modalidades que o tornarão mais acessível ao cliente.

Conhecer seu público alvo, o mercado, as necessidades dos setores são algumas formas de quebrar a barreira de entrada. Porém a proximidade, a personalização de serviços, pouca burocracia pode ser grande diferencias para a competitividade.
Sem dúvida, operar com garantias reais e pessoais, como imóveis, veículos e devedores solidários.

Mesmo sem registro empresarial e sem um enquadramento formal, o Estatuto da ME e da EPP, no art. 3º-A, equipara o produtor rural ou agricultor familiar à ME ou EPP, nos seguintes termos:

O Estatuto da ME e da EPP exige apenas situação regular perante o INSS, ou seja, cadastramento do produtor rural ou agricultor familiar no CEI (Cadastro Específico do INSS), e perante o Município, ou seja, que tenha Alvará de Funcionamento Provisório emitido pelo Município de sua sede.

Portanto, conclui-se que o produtor rural ou agricultor familiar podem operar como clientes da ESC sem qualquer formalidade específica.

A ESC deve verificar o cadastro da contraparte como produtor rural ou agricultor familiar no ato da celebração do contrato de empréstimo, financiamento ou desconto. Pode ocorrer o descadastramento daquele durante o cumprimento do contrato celebrado com a ESC, o que não torna a operação ilícita, desde que o seu cadastramento tenha sido verificado no ato da celebração do contrato de empréstimo, financiamento ou desconto.

A gestão simples, custos mais baixos para operar, a possibilidade de fazer créditos e financiamento sem precisar de uma instituição financeira para emissão, além de possuir grande autonomia e estar com todas essas possibilidades dentro da ESC faz com que as vantagens em operar com uma EMPRESA SIMPLES DE CRÉDITO se torne um excelente modelo de negócio.
A ESC também pode operar com o redesconto, isto é, mediante a cessão de seus direitos creditórios para outros agentes (Factorings, Securitizadoras, FIDCs ou Instituições Financeiras). Esta operação não se caracteriza como alavancagem, mas sim uma antecipação de um direito creditório que já pertence a ESC. Outra vantagem é a possibilidade de ter o capital + percentual dos juros remuneratórios de volta para novas operações em um prazo mais curto, possibilitando a ESC fazer novas operações utilizando o mesmo capital.
1° Para quem deseja diversificar investimento com um modelo de negócio eficiente e rentável. 2° Oferecer linha de crédito e financiamento para seus próprios clientes com segurança e sem burocracia. 3° Entrar no mercado de crédito. 4° Mudar o rumo da empresa (Exemplo: Factoring para ESC).